21 de janeiro de 2009

Na Cola do Dakar em números

Em 20 dias, percorremos, contando as distâncias entre as cidades e todos os passeios que fizemos acompanhados do SMM, 9.662 quilômetros. Pra isso, o nosso 4x4 precisou de 1.017 litros de diesel.
Ao todo, contando pousadas, cabanas, motéis e hotéis, dormimos em 10 lugares diferentes. Além do Brasil, visitamos 3 outros países. Lidamos com Reais, Pesos Argentinos, Chilenos e Dólares.
Em toda a viagem, passamos por 54 pedágios. Só nas estradas brasileiras, que correspondem a cerca de 20% do total percorrido, foram 28, quase 52%. Ao converter esses números para Reais, viajar pelo Brasil fica menos convidativo.
Foram tiradas 1.559 fotos. Algumas com qualidade o suficiente para serem selecionadas para o álbum virtual da expedição. Outras ficarão só no arquivo pessoal mesmo.
A Dani perdeu, em Foz do Iguaçu, uma blusa. Em São Pedro, um travesseiro. Provavelmente, em algum outro lugar, mais alguma outra coisa que ainda não demos falta.
Em La Serena, estivemos ao nível do mar, literalmente. Entre São Pedro e Salta, 4.837 metros de altitude.
O maior trecho percorrido num mesmo dia foi, entre Foz do Iguaçu e Buenos Aires, de 1.354km. O menor, entre Santiago e La Serena, 408km.
Embora não saibamos exatamente, podemos garantir que tanto as maiores como as menores temperaturas foram observadas na região do Atacama. De dia é quente pra burro. À noite, frio de rachar.
Se lembrarmos de mais algum número interessante, aumentaremos a lista.


4 comentários:

Juju Negrisolli disse...

Ola galerinha!

Estou passando mais uma vez para dizer
que acompanhamos toda a viagem e que
foi tudo muito lindo, parabens!

A nossa comeca dia 23/02, o trajeto
sera praticamente o mesmo, só inverteremos
o sentido, comeco por sao pedro e termino
por buenos aires.

Ainda estou finalizando os tempos de parada
e outros detalhes, assim que definir posto por
aqui tambem, e qualquer duvida dou
um grito ai pra voces!

Grande abraco e que 2009 seja um
ano maravilhoso para todos nos!

Abracos

Rodrigo e Ju.

Márcio e Dani disse...

Valeu, Rodrigo.

Se precisar de alguma coisa é só avisar.
Criou um blog? Dá trabalho mas é divertido.

Boa viagem

Anónimo disse...

Marcio

Sei que o SMM utiliza um bloqueio Kaiser na traseira , e, como usuário , sei que é fantástico em trilhas . Pergunto : Em viagem com98% asfalto , ou , pelo menos aderencia boa , o mesmo atrapalhou algo , ou dá para acostumar?

João

Márcio e Dani disse...

João, como o MWM e os BF fazem um barulhão danado, não se ouve os tec-tec do bloqueio. Na minha opinião, o bloqueio não altera em NADA a condução em rodovias pavimentadas. Mesmo descendo os Andes (fizemos isso duas vezes), em curvas muito fechadas que fazem a Rod. Oswaldo Cruz parecer brincadeira, o Kaiser não atrapalhou em nenhum momento. Nem o desgaste prematuro dos pneus traseiros foi observado.
Para sentir algum desconforto, alguma puxadinha, tem que acelerar muito, muito mesmo no meio ou saída das curvas. E nós sabemos, isso não é coisa pra jipes.
Resumindo, o Kaiser é bom de trilha e de asfalto.
Abraço.