31 de dezembro de 2008

Diário de bordo: dias 3 e 4

Como previsto, não é todo dia que tem atualização no blog. Como o segundo e o terceiro dias se fundiram, juntamos também os relatos num post só.
Saímos de Foz do Iguaçu logo cedo. Destino: algum lugar entre a cidade brasileira e Buenos Aires. Confesso que estava preocupado com os procedimentos da Aduaneira e principalmente a honestidade dos policiais rodoviários argentinos. Durante a fase de planejamento não ouvimos bons relatos sobre os guardas e extorções e subornos pareciam ser práticas bem comuns. De fato, fomos parados várias vezes. Havia muitos postos policiais durante o trajeto e ao contrário do que acontece no Brasil, os policiais argentinos são muito mais ativos e abordam muitos carros, o tempo todo. Surpresa. Nenhum problema com os guardas. Pelo contrário. Foram todos educados e prestativos. O Super MM, inclusive, para o orgulho desses que atualizam o blog, toda vez que parado, ganhava um elogio. “Bela máquina”, diziam os guardas. Por falar em cordialidade, também simpáticos foram Alejandro e seu pai, Danilo, dono do restaurantinho de beira de estrada, na deserta Apósteles, que paramos para almoçar. Engraçados esses argentinos. Em 40 minutos conversamos (bem, tentamos) sobre a expedição, automóveis, aviões militares (!), cachorros, papagaios e, claro, futebol. A comida, aliás, é boa.
Antes disso, na Província de Missiones, entre Foz e Posadas, região muito parecida com o interior do Paraná, visitamos as ruínas das sociedades criadas e organizadas pelos jesuítas no século XVII. Valeu a parada.
Depois de Posadas, retas sem fim que cortam a também imensa planície argentina. Abortamos o plano de dormir em Concórdia. Por conta das queimadas, que faziam com que a fumaça invadisse a cidade, e da pobre rede hoteleira da quase deserta região, decidimos esticar um “pouquinho” a perna e seguir direto para Buenos Aires. Bom, deixamos para trás, em 20 horas, 1.354km. Ufa! Agora, em Buenos Aires, a missão é encontrar os jipes e os participantes da competição. Eles estão por toda a cidade.

Hoje é dia de festa. Feliz 2009!

3 comentários:

Anónimo disse...

Aê Branda! Feliz ano novo pra vc e pra Dani, Tudo de bom!

Anónimo disse...

Marcio e danny

Feliz ano novo e que tudo corra bem neste que é um sonho que está se realizando para ambos.

João

Márcio e Dani disse...

Fausto, João, muito obrigado.

Um feliz 2009 pra vocês também!